Moonrise Kingdom (2012)

moonrise-kingdom-destaque1

Moonrise Kingdom é aquele tipo de filme que te impressiona desde as primeiras cenas. Dirigido por ninguém mais do que Wes Anderson, o longa é uma adaptação bem livre da história de Romeu e Julieta.

Sam (Jared Gilman) é apaixonado por Suzy (Kara Hayward) e eles resolvem fugir para um local secreto no estado de New England, EUA. Paralelo a isso o filme mostra os pais de Suzy como seres patéticos que se esqueceram o real significado do casamento com o passar dos anos. Algo interessante é que Anderson insiste em colocar as crianças como seres resolutos e maduros e os adultos como “bebês envelhecidos”, criaturas frágeis e que tem muito o que aprender com seus filhos. A mensagem principal do filme é que:

Com a perda da inocência, perde-se a razão.

Isso apenas me lembra a situação descrita no Novo Testamento no livro do apóstolo e médico judeu Lucas quando Jesus diz “Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, de maneira alguma entrará nele!” (Lucas 18:17). A perda da visão esclarecida é descrita por Wes Anderson de maneira análoga ao que Jesus falou. Interessantíssimo.

Como de costume, Anderson tem seus planos e enquadramentos todos obedecendo uma cadeiamap-of-new-penzance-in-moonrise-kingdom de simetria que beira a obsessão psicótica. Isso gera um apelo estético enorme (e agradabilíssimo, diga-se de passagem), mas também conduz o espectador à falta de profundidade nos planos. Logo, pouquíssimos planos gerais e menos ainda planos detalhes. A falta de profundidade pode ser um grande empecilho aos que não estão acostumados a assistir as “pinturas em movimento” de Wes Anderson. O filme perde seu dinamismo.

Apesar dessa marca d’água, o enredo, elenco, fotografia (claro!) e trilha sonora são lindíssimos. Escolhas certas em praticamente tudo. Contamos com Tilda Swinton, Bruce Willis, Edward Norton e Bill Murray em papéis secundários.

Abaixo você confere o trailer legendado do filme:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s