O Sol é Para Todos (1962)

to-kill-a-mockingbird-movie-23769-hd-wallpapers

O Sol é Para Todos (1962) é um dos filmes que até hoje me emociona e me faz refletir no meu papel como cristão diante da injustiça voraz do presente século. Lembrar de cenas e falas memoráveis desse filme ainda enche meus olhos de lágrimas.

Baseado em um romance homônimo de Harper Lee, ele conta a história de Atticus Finch (Gregory Peck), um defensor público viúvo que acredita que todos tem direito à justiça. Ele acaba como responsável pelo caso de um homem negro (Brock Peters) sendo injustamente acusado de estupro pela filha de um dos ricos fazendeiros brancos da cidade em que vive. A comunidade local, claramente racista, fica do lado da “vítima” no mesmo instante. Enquanto a trama se desenvolve, Atticus ainda tem o grande desafio de introduzir seus filhos pequenos ao mundo real onde os homens muitas vezes são maus.

“O Sol é Para Todos” é uma grande lição de que mesmo em um mundo vil, os justos serão honrados pelos justos. A verdadeira coroa de Atticus está posta sobre seus filhos que têm no pai o exemplo de um herói. Mesmo quando derrotado pelos exércitos dos homens ainda encontra sua glória intacta entre os que têm sede e fome de justiça. Quem me apresentou esse filme (e Gregory Peck) foi meu próprio pai. Não preciso me prolongar sobre quão simbólico e importante foi vê-lo pela primeira vez com ele.

É uma mistura de “Doze Homens e uma Sentença” com “Conta Comigo“. A direção fenomenal de Robert Mulligan já é ostentada desde o início do longa. A trilha sonora de Elmer Bernstein (A Fúria dos Sete Homens, 1972),  eu deixo a critério dos leitores. Abaixo vocês conferem minha cena favorita do filme. Emoção extrema naquilo que não é dito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s