O Franco Atirador (1978): O fim da Infância do Sonho Americano

Screenshot (247)

“O Franco-Atirador” (1978) é um daqueles filmes que te faz engolir o choro algumas vezes. Vencedor de 5 Oscars (quando o prêmio da Academia valia de alguma coisa), é o retrato da alegria em meio à tragédia e das tragédias que suspendem as ilusões do homem. Michael (Robert DeNiro) é enviado com dois amigos à guerra do Vietnam e suas vidas são profundamente transformadas lá. O filme é dividido em três partes com interregnos marcados pela admiração de Michael por Linda (Meryl Streep). A primeira parte foca em temas como amizade e amores. A segunda nos mostra os horrores e futilidades vividos na guerra. A terceira, por fim, nos leva de volta aos Estados Unidos, onde nada nunca mais será como antigamente para os três amigos.

Além do elenco brutal – que conta com ninguém menos do que o fabuloso Christopher Walken – temos uma das mais belas composições entre fotografia e trilha sonora no cinema. Trilha sonora, essa, assinada pelo magistral John Williams (Star Wars). O diretor (Michael Cimino) tinha a faca e o queijo na mão para fazer desse filme mais um Rambo, mas não. Optou por um drama que mostra o fim da infância do sonho americano, o levando pela puberdade dolorosa da realidade na guerra e o trazendo de volta com um olhar mais intenso e silencioso sobre a vida e a morte.

O destaque do filme, contudo, vai para o diretor de fotografia húngaro Vilmos Zsigmond. Cada enquadramento feito por ele merecia ser um quadro na parede da sala dos amantes da sétima arte. Poesia infinita escrita sobre os corações atribulados de homens que viveram a guerra. Abaixo fiz uma seleção dos frames que achei mais bonitos durante a película. Não se preocupe pois nenhuma imagem jamais será capaz de lhe dar um spoiler de um filme intenso como “O Franco Atirador”.

Screenshot (254) Screenshot (255) Screenshot (256) Screenshot (257) Screenshot (244) Screenshot (245) Screenshot (246)Screenshot (248)Screenshot (253)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s